Entre os dias 6 e 13 de outubro, tivemos a oportunidade de participar numa mobilidade do projeto Erasmus+ IT'S TIME, através do Clube Europeu da nossa escola. A representar Portugal, fomos quatro alunos, acompanhados por dois docentes. Cada aluno foi acolhido por um colega da escola anfitriã, e pela respetiva família, na cidade de Zottegem. Viver o dia-a-dia de (e com) uma família belga foi uma forma de conhecer novos costumes e, acima de tudo, uma lição de adaptação e empatia.
Para além de Portugal, o projeto reuniu participantes de mais sete países: Bélgica, Croácia, Itália, Letónia, Polónia, Roménia e Turquia, e teve como foco a sustentabilidade. Durante a nossa estadia, representámos a nossa escola, partilhando algumas das iniciativas que a nossa comunidade educativa desenvolve e que reforçam o nosso compromisso com a educação ambiental. Foi importante constatar que nas escolas europeias há um esforço conjunto para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do nosso planeta.
Além das apresentações, participámos em atividades que ampliaram a nossa visão sobre a sustentabilidade. Refletimos sobre questões fundamentais relacionadas com os desafios globais que enfrentamos atualmente através de jogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e workshops focados no desperdício alimentar e na preservação dos recursos naturais. Uma das experiências mais marcantes da semana foi uma atividade de caiaque, durante a qual recolhemos lixo de um rio local – uma ação prática que nos fez refletir sobre o impacto direto das nossas ações no meio ambiente.
Além das atividades diretamente relacionadas com o projeto, também tivemos a oportunidade de conhecer algumas das mais belas cidades belgas. Em Bruxelas, visitámos o Parlamento Europeu e fomos à BELEXPO. Já em Bruges, usufruímos de um passeio de barco em que fomos transportados numa verdadeira viagem no tempo. A cidade, com os seus canais e ruas medievais, parece ter saído de um conto de fadas. Com as nossas famílias anfitriãs, provámos algumas especialidades belgas, como os deliciosos waffles e os chocolates artesanais. Claro que não podíamos deixar de experimentar as famosas batatas fritas belgas, o que tornou a nossa imersão na cultura local ainda mais completa.
Foi uma semana repleta de aprendizagens. Conhecer e fazer amigos de diferentes países e trabalhar em conjunto em prol de um objetivo comum foi uma experiência enriquecedora, que contribuiu significativamente para o nosso desenvolvimento pessoal e social. Percebemos que, apesar das nossas diferenças, partilhamos a responsabilidade de cuidar do planeta, e cada pequena ação conta.
Testemunho das alunas do Projeto