Nos dias 11 e 18 de dezembro, no Polo da Calheta e Polo da Fajã, respetivamente, a Coordenação da Educação para a Saúde e a funcionária Zélia Gonçalves (com o apoio da aluna Flora Gonçalves) organizaram o tradicional “Mercadinho de Natal”, com os artigos da Associação de pais e amigos de crianças com cancro - “Acreditar”. Uma vez mais, foi notória a contribuição de todos aos que se associaram a esta iniciativa. Deste modo, a Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta agradece a toda a comunidade educativa que, de uma forma solidária, contribuíram para esta nobre causa.
Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos
Pretende-se com este projeto a dinamização do Plano de Prevenção e Emergência das escolas (sensibilização acerca do PPE, realização de simulacros, entre outras atividades), bem como o desenvolvimento de conteúdos temáticos na área da segurança, que serão desenvolvidos por um Delegado de Segurança. O objetivo principal é dotar os alunos dos conhecimentos e competências essenciais a uma cidadania ativa e responsável face à segurança e aos riscos. É aplicado, de forma diferenciada e continuada, em 6 sessões de 45 min., nos 2º e 3ª ciclos. No 9º ano de escolaridade este projeto terá 5 sessões.
A nossa escola associou-se mais uma vez à causa “Novembro Azul” alunos e pessoal docente participaram em atividades, como a elaboração e afixação de bigodes feitos pelos alunos. De todo um pouco foi feito, apelando a imaginação e criatividade de todos. Alguns docentes em contexto de sala de aula também fizeram uma pequena sensibilização sobre esta temática.
Esta iniciativa teve como objetivo consciencializar, sensibilizar e alertar para a prevenção e diagnóstico precoce do Cancro da Próstata, nomeadamente do rastreio, e divulgar informação e formas de apoio, colaborando desta forma com o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Para além da transmissão de conhecimentos, a escola tem por objetivo formar cidadãos conscientes e informados, daí a pertinência de levar aos nossos alunos e famílias uma mensagem de saúde preventiva no homem.
A toda a comunidade educativa envolvida o nosso agradecimento.
A nossa escola, em parceria com a Câmara Municipal da Calheta, uniu-se à divulgação da campanha "Click na Mudança! – Contra a Violência Doméstica". Como parte da iniciativa, foram distribuídos folhetos informativos e fitas de braço à comunidade educativa, com o objetivo de promover uma consciencialização mais ampla e informada sobre esta temática. Também foram afixados cartazes na escola, fornecidos pelo Instituto de Segurança Social.
No âmbito desta campanha, a turma 12/3, acompanhada pelo professor João Silva, representou a nossa escola na cerimónia de encerramento, realizada no centro de congressos do Hotel VidaMar, no dia 25 de novembro. O grupo ficou sensibilizado e trouxe para casa o desafio da reflexão sobre esta importante temática que ainda existe e, infelizmente, continua a aumentar.
A Coordenação para a Saúde agradece aos docentes da turma que disponibilizaram as suas aulas para este efeito.
Expressamos também a nossa gratidão à Câmara Municipal da Calheta pelo apoio no transporte e à escola pela cedência do lanche.
Uma vez mais a nossa escola associou-se à causa “Outubro Rosa” e foram muitos os alunos que, em conjunto com o pessoal docente e não docente participaram em atividades, desde lanches partilhados, à elaboração e afixação de laços rosa feitos pelos alunos, distribuição de laços e de folhetos informativos disponibilizados pelo NRM – LPCC. De todo um pouco foi feito, apelando a imaginação e criatividade de todos. Alguns docentes em contexto de sala de aula também fizeram uma pequena sensibilização sobre esta temática.
Esta iniciativa teve como objetivo consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do Cancro da Mama, nomeadamente do rastreio, e divulgar informação e formas de apoio, colaborando desta forma com o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Mais do que transmitir conhecimentos, a escola tem por objetivo formar cidadãos conscientes e informados, daí a pertinência de levar aos nossos alunos e famílias uma mensagem de saúde preventiva na mulher.
A toda a comunidade educativa envolvida expressamos o nosso caloroso agradecimento.
No dia 11 de maio, professores, alunos, pessoal não docente e alguns elementos da comunidade, madrugaram, na Madalena do Mar, pelo simples prazer de caminhar pela saúde e salutar convívio.
Após algumas contas de somar e de distribuir, e da degustação de uns saborosos beliscos de bolo, rumaram ao Norte. Depois de uma curta paragem na “Donna”, em São Vicente, para recarregar baterias, enveredaram pelo caminho velho das Ginjas em direção levada. Ao longo do trilho que acompanha a levada foi possível observar vários exemplares de espécies exóticas por entre núcleos da nossa exuberante floresta Laurissilva. A parte mais desafiante do percurso fez-se à luz das lanternas, nos pontos em que o traçado da levada atravessa a rocha e confere um certo ar de mistério e desafio.
De regresso à beira-mar, descansaram à volta de uma boa mesa, trocaram muito dedos de conversa e apreciaram um bom repasto. Após uma paragem quase obrigatória na Serra de Água, deram por terminado este dia repleto de algumas peripécias e muitas gargalhadas.
Deixamos aqui algumas fotos que falam por si, para que possam desfrutar dos encantos das nossas levadas, de paisagens de cortar a respiração e da nossa vegetação de altitude, sempre tão surpreendente e que não se cansa de nos deslumbrar e encantar.
Os docentes da Coordenação de Educação para a Saúde e das Ciências Naturais que organizaram a atividade agradecem a todos os “aventureiros madrugadores” que participaram nesta caminhada em especial aos que se estrearam nesta aventura e aos elementos mais jovens que, ano após ano, têm marcado presença e deixado as suas pegadas nos trilhos das caminhadas CSC.