Escrito por: Marco
Foram várias as mulheres que marcaram a história da humanidade. Reuni aqui 4 que se destacaram.
1. Rosa Parks
https://internacionaldaamazonia.com/2021/04/26/rosa-parks/
Rosa Parks foi uma mulher muito importante para as conquistas do povo negro nos EUA. Nasceu em 1913 no Alabama, ao sul do país, região onde a segregação racial foi intensa.
Em 1955 marcou a história como ativista quando se recusou a ceder o seu lugar a uma pessoa branca em um autocarro. Na época as leis de segregação eram rígidas e os autocarros tinham assentos reservados a passageiros brancos. Devido á sua atitude, a ativista foi presa, o que gerou indignação na população negra e impulsionou grandes protestos que resultaram na anulação das leis de segregação racial.
2. Anne Frank
https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2022-03-09-anne-frank-o-ultimo-segredo-da-historia-de-guerra-que-emocionou-o-mundo/
Anne Frank foi uma das milhares de vítimas do nazismo e morreu aos 15 anos em um campo de concentração na Alemanha.
A sua história ficou conhecida pois Anne manteve um diário desde os 13 anos. Nele contava o seu dia-a-dia, relatando sentimentos e a convivência com oito pessoas em um esconderijo.
Das pessoas escondidas, a única que sobreviveu foi o seu pai, Otto Frank. Ele encontrou os escritos da filha e publicou o livro O diário de Anne Frank em 1947 um dos mais emocionantes e verdadeiros testemunhos do período.
3. Malala Yousafzai
https://www.wook.pt/autor/malala-yousafzai/2993798
A paquistanesa Malala Yousafzai é uma das mulheres que vem chamando a atenção de boa parte do mundo para os direitos das crianças, principalmente, das crianças do sexo feminino.
Ela defendeu que as meninas pudessem frequentar escolas no seu país. Por isso, Malala foi perseguida e sofreu um atentado em 2012, quando voltava da escola em um autocarro.
Depois de meses em tratamento, Malala recuperou-se e fundou a Malala Fund, uma fundação que arrecada verba para destinar à educação das meninas em tudo o mundo. Em 2014, aos 17 anos, foi homenageada com o Prémio Nobel da Paz, a mais jovem mulher a receber a honraria.
4. Greta Thunberg
https://www.vogue.pt/greta-thunberg-perfil-ativista
Greta Thunberg é uma jovem ativista sueca que ficou conhecida em 2018 por realizar protestos contra os danos climáticos junto ao parlamento sueco.
A partir de então, ela tornou-se uma inspiração e liderança para milhares de estudantes no seu país, que passaram a cobrar medidas de proteção à natureza e a fazer manifestações pelo clima.
Greta ganhou projeção internacional e foi indicada duas vezes ao Prémio Nobel da Paz, em 2019 e 2020.
Referências
Aidar, L., 2022. 26 mulheres importantes que fizeram história. [Online]
Available at: https://www.ebiografia.com
[Acedido em 13 Maio 2022].
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.