Vídeo realizado por Marcos
2022
www.circolare.com.br
China:
tudointeressante.com.br
India:
Compro Ouro BH
África do Sul:
pragmatismopolitico.com.br
Indonésia:
jw.org.
Brasil:
Portugal:
FORESTETHICSADVOCACY
Colômbia:
O Guia Internacional de Encontros e Viagens
Suíça:
www.pinterest.com
Opinião:
Na minha opinião, a beleza e algo varia de país para país e é algo que devemos respeitar pois é a cultura de um país e devemos aceitar.
José T, José A
Desde o início dos descobrimentos as pessoas com peles mais escuras sempre foram criticadas e escravizadas por serem dessa cor, enquanto as pessoas com pele mais clara eram mais valorizadas e possuíam mais direitos.
Ainda no presente vemos alguns preconceitos com as pessoas de pele mais escura. Há muitas pessoas que gozam de outras, porque têm um namorado/a mais escuro ou mais claro.
As pessoas independentemente da cor da pele são iguais umas às outras e com os mesmos direitos. Só porque por fora somos diferentes isso não significa, que por dentro, não sejamos iguais.
“Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em perceções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.” (Wikipédia, 2022)
“Entre as formas sobre como definir o racismo está a questão de se incluir formas de discriminação que não são intencionais, como as que fazem suposições sobre preferências ou habilidades dos outros com base em estereótipos raciais, ou formas simbólicas e/ou institucionalizadas de discriminação, como a circulação de estereótipos étnicos pela mídia. Também pode haver a inclusão de dinâmicas sociopolíticas de estratificação social que, por vezes, têm um componente racial.” (Wikipédia, 2022)
“Uma interpretação do termo sustenta que o racismo é melhor entendido como "preconceito aliado ao poder", visto que sem o apoio de poderes políticos ou económicos, o preconceito não seria capaz de manifestar-se como um fenómeno cultural, institucional ou social generalizado.” (Wikipédia, 2022)
“Alguns críticos do termo afirmam que ele é aplicado diferencialmente, com foco em preconceitos que partem de brancos e de formas que definem meras observações de eventuais diferenças entre as raças como racismo.” (Wikipédia, 2022)
Muitas vezes algumas pessoas com doenças de pele também são julgadas, por exemplo, quem tem vitiligo.
O vitiligo é alteração da função ou ausência de melanócitos que são as células que produzem melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo, pelo e olhos.
Ou seja, a falta de melanina provoca manchas esbranquiçadas pelo corpo todo principalmente nas mãos, pés, joelhos, rosto e cotovelos, podendo em alguns casos descolorir também partes do cabelo.
https://www.montclair.edu/social-justice-diversity/black-lives-matter/
Rosa L, Mariana R
Bibliografia
Racismo-Wikipédia, a enciclopédia livre. 25 de março de 2022. https://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo (acedido em 5 de maio de 2022).
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
A beleza é uma coisa relativa. Eu posso gostar e achar alguém ou algo bonito, mas tu não.
A sociedade impõe-nos um padrão de beleza e o facto de não se encaixar nos padrões impostos pela sociedade é motivo de muitos abalos na autoestima.
O que é um padrão de beleza?
“Os padrões de beleza são conjuntos de características físicas das pessoas que são tidas como ideais e se tornam modelos a ser seguidos. Em geral, costumam variar de acordo com países, culturas e até faixa etária” (D’Or Consultoria, 2021)
As mulheres geralmente são as mais pressionadas a seguir esses padrões.
Os padrões de beleza sempre existiram ao longo da história e ao longo do tempo foram se modificando. Para verificares isso basta pesquisares como se vestiam, maquilhavam e penteavam em uma determinada época.
A televisão e o cinema, por exemplo, ajudaram a construir a ideia de um determinado padrão ideal associado à beleza. Atualmente, as redes sociais também têm grande influência nestes padrões.
A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências como: transtornos alimentares como a anorexia e a bulimia, vigorexia (alteração da autoimagem) e a ortorexia (obsessão por alimentação saudável).
Hoje em dia as pessoas ainda são “forçadas” a seguir um padrão, não tanto como antes, mas se pesquisarem no google “corpos bonitos” só aparecem homens e mulheres magros e brancos. Estes padrões têm que acabar.
Como acabar com os padrões:
Vamos acabar com esses padrões todos juntos. Não te sintas pressionado.
fonte: https://quebrandopadroes4.blogspot.com/
Bibliografia:
D'or consultoria . 16 de março de 2021. https://dorconsultoria.com.br/2021/03/16/padrao-de-beleza/ (acedido em 12 de maio de 2022).
Lisa. blog da lisa. 7 de 10 de 2017. https://vialaser.com.br/blog/padroes-da-sociedade-em-relacao-estetica/ (acedido em 12 de maio de 2022).
Guimarães, Dra. Juliana. Significados . s.d. https://www.significados.com.br/padrao-de-beleza/ (acedido em 12 de maio de 2022).
Escrito por: Carolina e Rodrigo.
Trabalho realizado por: Maria Jimenez
“A BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ”
Isto só nos mostra que gozar do físico e o aspeto das pessoas só nos torna inferiores e desrespeitosos.
Fonte: Facebook | Fonte: @rarebeauty/Instagram |
A beleza em diferentes épocas e lugares
Antiguidade
Na Antiguidade, a beleza estava mais ligada aos conceitos de saúde. Na Grécia Antiga, o corpo belo era aquele que mostrasse harmonia e proporção.
Nas mulheres, as curvas eram o ideal: seios volumosos e quadril largo eram sinais da capacidade física feminina de procriar.
Idade Média
Sabemos que a Idade Média foi um período bastante duro de se viver, marcado por muitas doenças, invasões bárbaras e obscurantismo. Porém, curiosamente, essa foi uma época em que os “padrões de beleza” não torturaram tanto assim as cabeças da humanidade.
No entanto, isso não quer dizer que as pessoas não se importavam com o que pensassem delas. Elas se importavam, mas com a sua aparência moral: mostrar-se puro e bom era o que contava.
Por esse motivo, para serem consideradas belas as mulheres deveriam seguir a figura da Virgem Maria. Assim, o ideal de beleza feminino da Idade Média pressupunha delicadeza: mãos, pernas e seios pequenos, com lábios finos e delicados.
Há relatos, inclusive, de que as mulheres costumavam prender os seios desde a infância, para evitar o crescimento.
Idade Moderna
Após a seriedade e desapego à aparência da Idade Média, o Renascimento muda tudo: a beleza volta a ser celebrada. Esse período é caracterizado por tirar Deus do centro da cultura e colocar o homem.
Assim, ninguém mais se importa se a vaidade é pecado e os ideais da Antiguidade Clássica são resgatados. Neles, como já mencionamos, as mulheres devem ser voluptuosas, pois suas curvas são símbolos da sua fertilidade.
Idade Contemporânea
Na idade contemporânea, o padrão de beleza sofreu um processo de globalização e massificação, graças à velocidade com que as informações passaram a circular no mundo.
Infelizmente, esse processo que deveria tornar o conceito de beleza mais diverso teve o efeito contrário. Assim, acompanhamos um fenómeno curioso, em que o ideal de beleza em diferentes países está cada vez mais parecido.
Bibliografia
Cunha, Débora. Padrão de beleza através dos tempos: veja como mudou. 14 de Agosto de 2020. https://www.dci.com.br/dci-mais/noticias/padrao-de-beleza/6541/ (acedido em 12 de maio de 2022).
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.