Floresta Laurissilva:
A Floresta Laurissilva é o nome por que é conhecida a floresta indígena da Madeira, constituída predominantemente por árvores e arbustos de folhagem persistente. Ocupa uma área, de cerca de 15000 hectares, o equivalente a 20% do território da ilha e localiza-se, essencialmente, na costa Norte, das 300 aos 1300 metros de altitude, e na costa Sul persiste nalguns locais de difícil acesso, dos 700 aos 1200 metros.
A Floresta Laurissilva é conhecida como Património Mundial da Humanidade.
A Floresta Laurissilva é considerada uma relíquia viva, pois, face as glaciações ocorridas no começo do Quaternário, que levaram a sua quase extinção na Europa Continental, a sua existência ficou reduzida á área geográfica da Macaronésia, ou seja, Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.
Trata-se de uma floresta com características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao terciário onde chegou a ocupar vastas extinções do Sul da Europa e da bacia do mediterrâneo. As últimas glaciações levaram ao seu desaparecimento no continente europeu, sobrevivendo apenas nos arquipélagos atlânticos dos Açores, da Madeira e das Canárias.
https://ifcn.madeira.gov.pt/areas-protegidas/parque-natural-da-madeira/laurissilva-da-madeira.html
https://www.visitmadeira.pt/pt-pt/a-madeira/sabia-que%E2%80%A6/floresta-da-laurissilva