China
“Eu amo-te" em mandarim:
我愛你. (Wǒ ài nǐ.)
Na China, para além do Dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, comemora-se também o Festival Qixi, também conhecido como o Dia dos Namorados chinês. Este dia é celebrado sempre no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. Este ano, é celebrado no dia 4 de agosto.
Existem duas lendas, em que em abas, “fadas” formam uma ponte no sétimo dia do sétimo mês do ano lunar, para que dois apaixonados pudessem se encontrar.
Japão
“Eu amo-te" em japonês:
わたしは、あなたを愛しています (Watashi wa, anata o aishiteimasu)
No Japão, existem duas datas em que se comemora o dia de São Valentim.
No dia 14 de fevereiro, as mulheres oferecem diferentes tipos de chocolate com diferentes significados. Um deles é chamado de “giri choco”. “Giri” significa “obrigação” e “choco”, “chocolate”, o qual oferecem aos homens com quem têm algum tipo de obrigação social, como chefes, clientes ou colegas de trabalho, não tendo nenhuma conotação romântica. Os chocolates “Honmei choco” são oferecidos à pessoa com quem estão ligados romanticamente. Existem também outros 2 tipos de chocolate, que são oferecidos a amigos e familiares.
No dia 14 de março, celebra-se o Dia Branco, no qual os homens presenteiam as mulheres com itens brancos, como chocolate branco, sobremesas, doces, etc.., que dupliquem ou tripliquem o que eles receberam, como forma de agradecimento.
Índia
“Eu amo-te" em Hindi:
मैं तुमसे प्यार करता (करती) हूँ (Maemn tumsē pyār kartā (kartī) hūmn)
Na Índia, o Dia dos Namorados começa a ser celebrado uma semana antes do 14 de fevereiro.
Sete dias antes é o “Rose Day” (dia da rosa), no qual se presenteia com uma rosa.
Seis dias antes festeja-se o “Propose Day” (dia do pedido), em que é o dia ideal para um pedido de casamento ou de namoro.
Cinco dias antes comemora-se o dia do chocolate, em que se oferece chocolates.
Quatro dias antes é o “Teddy`s day” (dia do ursinho de peluche).
Três dias antes celebra-se o “Promise day” (dia da promessa), em que, por exemplo, o casal promete cuidar um do outro.
Dois dias antes é o dia do abraço.
Um dia antes é o dia do beijo.
E, finalmente, no dia 14 de fevereiro, o casal sai para jantar, comemorando o dia de São Valentim.
Coreia do Sul
“Eu amo-te" em coreano:
사랑해요 (salanghaeyo)
Na coreia do Sul, o Dia dos Namorados atua sobre a forma de 12 dias ao longo do ano. Um facto interessante é que todos esses dias são todos no dia 14.
O primeiro dia é 14 de janeiro, esse dia chama-se o dia do diário porque o casal entrega diários um ao outro para depois anotarem os momentos mais importantes das suas vidas.
Segue se o 14 de fevereiro e o nome deste dia é igual para todos. Neste dia as mulheres oferecem chocolates feitos á mão ao seu marido.
O dia 14 de março chama-se “o dia branco” e é a vez dos homens de dar presentes, mas desta vez não só dão os doces à amada, como também presenteiam os amigos e colegas de trabalho.
14 de abril é o “black day”, em que os solteiros comemoram sozinhos. Comem uma comida tradicional chamada “jajangmyeon”, vestindo roupa preta.
No dia 14 de maio que se chama “dia da rosa”, os homens oferecem rosas preferencialmente amarelas às mulheres.
14 de junho é o dia em que os homens e mulheres se declaram às pessoas que gostam com esperança de receber um beijo, daí vem o nome “dia do beijo”.
No dia 14 de julho, os casais trocam anéis de prata, que simbolizam o compromisso.
O dia 14 de agosto é o “dia verde”. Os casais passeiam ao ar livre enquanto os solteiros convidam os amigos para ir beber uma bebida chamada “soju”.
14 de setembro chama-se “dia da foto”, em que os casais tiram a melhor foto que conseguem com a pessoa que mais gostam.
No dia 14 de outubro, é o “dia do vinho”, sozinho ou acompanhado as pessoas tendem em beber a bebida do dia.
A 14 de novembro as pessoas vão ao cinema com o seu par e bebem sumo de laranja.
Por fim, a 14 de dezembro, é o “dia do abraço”, em que abraçamos todos aqueles que amamos, aproveitando para se aquecer, uma vez que é a época mais fria do ano.
Tailândia
Eu amo-te em tailandês:
ฉันรักเธอ(chanrakthoe)
Na Tailândia, a população leva o Dia dos Namorados muito a sério. Todos os anos há decorações muito complexas com flores e é tradição oferecer flores uns aos outros. O Dia dos Namorados na Tailândia não é muito diferente dos outros países e comemora-se no dia 14 de fevereiro.
Um facto engraçado é que enquanto nos outros países, as pessoas oferecem chocolates e bombons, na Tailândia não recomendado pois os chocolates poderão derreter facilmente com as temperaturas elevadas. Neste dia, outra coisa muito importante, são as canções de amor. Quando é Dia dos Namorados na Tailândia, nós podemos ouvir músicas de amor a cada esquina.
Outra atividade interessante é que o povo vai a Bangkok, a capital da Tailândia, e visita o santuário chamado “Trimurti”. As pessoas vão lá rezar a “Trimurti” que representa os três principais deuses do hinduísmo. Quando rezam as pessoas pedem desejos e dizem que recebem sorte e amor durante o Dia dos Namorados.
Referências
ASIA EXCHANGE. CELEBRATING VALENTINE’S DAY IN ASIA. 14 de fevereiro de 2017. https://asiaexchange.org./blogs/love-is-in-the-air/ (acedido em 12 maio de 2022).
Caroline, Ane. OS 12 “DIAS DOS NAMORADOS” NA COREIA. 12 de junho de 2017. https://www.koreapost.com.br/conheca-a-coreia/cultura/os-12-dias-dos-namorados-na-coreia/ (acedido em 12 de maio de 2022).
Conrado, Edna. Dia dos namorados pelo mundo - O amor está no ar! 14 de fevereiro de 2021. https://asiaon.com.br/dia-dos-namorados-pelo-mundo-o-amor-esta-no-ar/ (acedido em maio de 2022).
Pimenta, Camila. Valentine’s Day na Índia. 12 de fevereiro de 2019. https://paranaensenaindia.wordpress.com/2019/02/12/valentines-day-na-india/ (acedido em 12 de maio de 2022).
Santos, Luísa. Como fazer um site grátis: 5 plataformas para descobrir. 19 de setembro de 2018. https://www.e-konomista.pt/como-fazer-um-site-gratis/ (acedido em 28 de abril de 2022).
Universidade Federal do Ceará. Festival Qixi 七夕节: Como é o dia dos namorados na China? 12 de junho de 2020. https://institutoconfucio.ufc.br/pt/festival-qixi-%E4%B8%83%E5%A4%95%E8%8A%82-como-e-o-dia-dos-namorados-na-china/ (acedido em 12 de maio de 2022).
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Escrito por: Lara e Valter