Autenticar Registar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me

Create an account

Fields marked with an asterisk (*) are required.
Name *
Username *
Password *
Verify password *
Email *
Verify email *

What Is Love?

What Is Love?

 

Love is a set of emotions and behaviors characterized by intimacy, passion, and commitment. It involves care, closeness, protectiveness, attraction, affection, and trust. Love can vary in intensity and can change over time. It is associated with a range of positive emotions, including happiness, excitement, life satisfaction, and euphoria, but it can also result in negative emotions such as jealousy and stress.

When it comes to love, some people would say it is one of the most important human emotions. Yet despite being one of the most studied behaviors, it is still the least understood. For example, researchers debate whether love is a biological or cultural phenomenon.

Love is most likely influenced by both biological drives and cultural influences. While hormones and biology are important, the way we express and experience love is also influenced by our personal conceptions of love.

 

Works Cited

Cherry, Kendra. “Is Love Biological or Is It a Cultural Phenomenon?” Verywell Mind, 2 Aug. 2020, www.verywellmind.com/what-is-love-2795343.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International

Amor storge

Trabalho TIC no âmbito do projeto DAC “amor” 

 

 tema: amor storge  

Existem 4 amores: Storge, Philia, Eros e Ágape, mas escolhemos o amor Storge para aprofundar. Achamos que o amor Storge é o mais amoroso de todos os outros, pois esse amor é considerado o afeto à família ou a pessoas que se encontram nesse círculo social, principalmente da relação de pais e filhos. Também não considera barreiras de idade. 

Ele é um amor inexplicável, diferente dos outros amores, é o amor paternal, é o amor principal de toda a vida. É aquele amor que não se sabe como começou, mas é como se estivesse sempre lá para nos ajudar, para nos fazer rir, sorrir e brincar. É um amor que não se compara aos outros. 

Porém, este amor, também pode causar problemas. Amor em excesso, ou em pouca quantidade, pode afetar muito o futuro de uma pessoa. Ao habituar uma pessoa ao excesso de amor, ela não vai conseguir viver sem ele, enquanto em pouca quantidade, a pessoa, pode nem se quer saber o que é ser amado. O amor nem é muito, nem é pouco, é o intermédio. E temos de saber definir o intermédio. 

  

Os outros amores 

Amor Ágape - o amor ágape ou amor incondicional, é o amor aos deuses. De acordo com a Wikipédia, é “a necessidade de subordinar os amores naturais ao amor de Deus, que está repleto de amor caridoso”. No ponto de vista cristão, demonstrar o amor Ágape é amar como cristo amou. Este amor divino, é o amor de Deus e exige sacrifício. Este amor teve origem na Grécia e também é conhecido como o amor grego. 

Amor  Philia – Bem, o amor Philia é um forte sentimento pelas pessoas que compartilhem as amizades entre os amigos, família, colegas da escola, e muito mais. Ele tem menos associação ao impulso e à emoção pois ele é o mais admirável entre todos os amores ( Storge, Eros e Ágape). O amor Philia tem como haver a amizade entre nós.  

 Amor Eros- É o amor apaixonado é aquele amor quando os olhos se “cruzam” e sabem que estão destinadas a ficar com aquela pessoa. De acordo com o Wikipédia, Lewis identifica esse amor como “indiferente”. Também pode ter as suas desvantagens como por exemplo abuso físico, abuso sexual ou abuso psicológico.                                                                                                                                                                

                                                                                                                                                                                                                                                                                               Mariana, Ricardo, Rodrigo

O amor em Marrocos

 

1-Beijo de amizade

 

Alguns homens marroquinos passeiam de mãos dadas. Isso é considerado um símbolo de amizade. É normal alguns deles trocarem beijos na rua.

 

 

2-Simbolo do amor

 

Como todos nós sabemos em todo o mundo o símbolo amor é o coração mas em Marrocos é o fígado. Isso porque, para eles, um fígado saudável significa boa digestão e promove o bem-estar. Eles até têm um ditado que se traduz aproximadamente como “Você conquistou o meu fígado”, usado como uma declaração de amor!  

 

 

3- As festa de casamento

 

“Em todo o mundo as festas de casamento duram uma noite ou um dia, mas em Marrocos duram 3 dias.  É isso mesmo, os casamentos por lá podem durar 3 dias e tem de tudo! A noiva, por exemplo, troca de vestido mais de sete vezes e o noivo coloca o tradicional jabador.   Para você entender melhor, os primeiros dois dias do casamento, são reservados para um hammam e o terceiro para uma festa de henna. E como o consumo de álcool não é muito comum no país (falarei disso já), o que mantém a energia são os doces e o café forte!”  

 

 

 

Escrito por: Luís. J e Afonso. A

 

Bibliografia 

Rocha, Bárbara. melhores momentos da vida. 11 de 05 de 2022. https://melhoresmomentosdavida.com/curiosidades-sobre-o-marrocos/ (acedido em 12 de 05 de 2022).  

O dia dos namorados na Ásia

 

China 

“Eu amo-te" em mandarim: 

我愛你 (Wǒ ài nǐ.) 

 

Na China, para além do Dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, comemora-se também o Festival Qixi, também conhecido como o Dia dos Namorados chinês. Este dia é celebrado sempre no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. Este ano, é celebrado no dia 4 de agosto. 

Existem duas lendas, em que em abas, “fadas” formam uma ponte no sétimo dia do sétimo mês do ano lunar, para que dois apaixonados pudessem se encontrar. 

 

Japão 

“Eu amo-te" em japonês:  

わたしは、あなたを愛しています (Watashi wa, anata o aishiteimasu) 

 

No Japão, existem duas datas em que se comemora o dia de São Valentim.  

No dia 14 de fevereiro, as mulheres oferecem diferentes tipos de chocolate com diferentes significados. Um deles é chamado de “giri choco”. “Giri” significa “obrigação” e “choco”, “chocolate”, o qual oferecem aos homens com quem têm algum tipo de obrigação social, como chefes, clientes ou colegas de trabalho, não tendo nenhuma conotação romântica. Os chocolates “Honmei choco” são oferecidos à pessoa com quem estão ligados romanticamente. Existem também outros 2 tipos de chocolate, que são oferecidos a amigos e familiares.  

No dia 14 de março, celebra-se o Dia Branco, no qual os homens presenteiam as mulheres com itens brancos, como chocolate branco, sobremesas, doces, etc.., que dupliquem ou tripliquem o que eles receberam, como forma de agradecimento. 

 

Índia 

“Eu amo-te" em Hindi: 

मैं तुमसे प्यार करता (करती) हूँ (Maemn tumsē pyār kartā (kartī) hūmn)  

 

Na Índia, o Dia dos Namorados começa a ser celebrado uma semana antes do 14 de fevereiro.  

Sete dias antes é o “Rose Day” (dia da rosa), no qual se presenteia com uma rosa. 

Seis dias antes festeja-se o “Propose Day” (dia do pedido), em que é o dia ideal para um pedido de casamento ou de namoro. 

Cinco dias antes comemora-se o dia do chocolate, em que se oferece chocolates. 

Quatro dias antes é o “Teddy`s day” (dia do ursinho de peluche). 

Três dias antes celebra-se o “Promise day” (dia da promessa), em que, por exemplo, o casal promete cuidar um do outro. 

Dois dias antes é o dia do abraço. 

Um dia antes é o dia do beijo. 

E, finalmente, no dia 14 de fevereiro, o casal sai para jantar, comemorando o dia de São Valentim. 

 

Coreia do Sul  

“Eu amo-te" em coreano: 

사랑해요 (salanghaeyo) 

 

Na coreia do Sul, o Dia dos Namorados atua sobre a forma de 12 dias ao longo do ano. Um facto interessante é que todos esses dias são todos no dia 14.  

O primeiro dia é 14 de janeiro, esse dia chama-se o dia do diário porque o casal entrega diários um ao outro para depois anotarem os momentos mais importantes das suas vidas.  

Segue se o 14 de fevereiro e o nome deste dia é igual para todos. Neste dia as mulheres oferecem chocolates feitos á mão ao seu marido. 

O dia 14 de março chama-se “o dia branco” e é a vez dos homens de dar presentes, mas desta vez não só dão os doces à amada, como também presenteiam os amigos e colegas de trabalho.  

14 de abril é o “black day”, em que os solteiros comemoram sozinhos. Comem uma comida tradicional chamada “jajangmyeon”, vestindo roupa preta. 

No dia 14 de maio que se chama “dia da rosa”, os homens oferecem rosas preferencialmente amarelas às mulheres.  

14 de junho é o dia em que os homens e mulheres se declaram às pessoas que gostam com esperança de receber um beijo, daí vem o nome “dia do beijo”. 

No dia 14 de julho, os casais trocam anéis de prata, que simbolizam o compromisso. 

O dia 14 de agosto é o “dia verde”. Os casais passeiam ao ar livre enquanto os solteiros convidam os amigos para ir beber uma bebida chamada “soju”. 

14 de setembro chama-se “dia da foto”, em que os casais tiram a melhor foto que conseguem com a pessoa que mais gostam. 

No dia 14 de outubro, é o “dia do vinho”, sozinho ou acompanhado as pessoas tendem em beber a bebida do dia. 

A 14 de novembro as pessoas vão ao cinema com o seu par e bebem sumo de laranja.  

Por fim, a 14 de dezembro, é o “dia do abraço”, em que abraçamos todos aqueles que amamos, aproveitando para se aquecer, uma vez que é a época mais fria do ano. 

 

Tailândia 

Eu amo-te em tailandês: 

ฉันรักเธอ(chanrakthoe) 

 

Na Tailândia, a população leva o Dia dos Namorados muito a sério. Todos os anos há decorações muito complexas com flores e é tradição oferecer flores uns aos outros. O Dia dos Namorados na Tailândia não é muito diferente dos outros países e comemora-se no dia 14 de fevereiro. 

Um facto engraçado é que enquanto nos outros países, as pessoas oferecem chocolates e bombons, na Tailândia não recomendado pois os chocolates poderão derreter facilmente com as temperaturas elevadas. Neste dia, outra coisa muito importante, são as canções de amor. Quando é Dia dos Namorados na Tailândia, nós podemos ouvir músicas de amor a cada esquina. 

Outra atividade interessante é que o povo vai a Bangkok, a capital da Tailândia, e visita o santuário chamado “Trimurti”. As pessoas vão lá rezar a “Trimurti” que representa os três principais deuses do hinduísmo. Quando rezam as pessoas pedem desejos e dizem que recebem sorte e amor durante o Dia dos Namorados.  

 

 

Referências 

ASIA EXCHANGE. CELEBRATING VALENTINE’S DAY IN ASIA. 14 de fevereiro de 2017. https://asiaexchange.org./blogs/love-is-in-the-air/ (acedido em 12 maio de 2022). 

Caroline, Ane. OS 12 “DIAS DOS NAMORADOS” NA COREIA. 12 de junho de 2017. https://www.koreapost.com.br/conheca-a-coreia/cultura/os-12-dias-dos-namorados-na-coreia/ (acedido em 12 de maio de 2022). 

Conrado, Edna. Dia dos namorados pelo mundo - O amor está no ar! 14 de fevereiro de 2021. https://asiaon.com.br/dia-dos-namorados-pelo-mundo-o-amor-esta-no-ar/ (acedido em maio de 2022). 

Pimenta, Camila. Valentine’s Day na Índia. 12 de fevereiro de 2019. https://paranaensenaindia.wordpress.com/2019/02/12/valentines-day-na-india/ (acedido em 12 de maio de 2022). 

Santos, Luísa. Como fazer um site grátis: 5 plataformas para descobrir. 19 de setembro de 2018. https://www.e-konomista.pt/como-fazer-um-site-gratis/ (acedido em 28 de abril de 2022). 

Universidade Federal do Ceará. Festival Qixi 七夕: Como é o dia dos namorados na China? 12 de junho de 2020. https://institutoconfucio.ufc.br/pt/festival-qixi-%E4%B8%83%E5%A4%95%E8%8A%82-como-e-o-dia-dos-namorados-na-china/ (acedido em 12 de maio de 2022). 

 

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Escrito por: Lara e Valter

O amor à volta do mundo.

O Dia dos Namorados é comemorado em datas e de formas diferentes em cada país, mas todos com uma só finalidade que é demonstrar carinho pelo seu amor com presentes ou costumes.  

 

Dinamarca - Um costume do país é o gaekkebrev, que é uma carta recortada e fina com um poema ou rima assinada por pontos. Se a pessoa acertar quem enviou, ganha um ovo de chocolate. 

Itália - Um dos países mais românticos do mundo, tem uma das tradições mais simples, além da troca de presentes, os casais italianos saem para jantar. 

Apesar de algo básico, não se pode negar que é a melhor forma de se comemorar qualquer coisa a dois num país com uma das melhores gastronomias do mundo. 

França - Os cartões e cartas também são enviados pelos franceses para representar o seu afeto.  

Conta a lenda que esse costume teria começado com o Duque de Orleans que, em 1415, estava preso e enviava cartas românticas para a sua esposa. Outra curiosidade da França é a tradição dos casais de plantarem juntos uma muda de árvore. Em teoria, esse gesto representaria o seu amor, que vai crescer e florescer. 

Escócia -Os solteiros escrevem seus nomes em um pedaço de papel que é jogado dentro de um chapéu, um de mulheres e outro de homens. Depois, cada um pega um papel e são formados casais para se conhecerem. Normalmente, o homem é escolhido pela mulher que o tirou no sorteio. 

Eslovênia- Na Eslovênia, a data marca o início do trabalho nos campos e o reviver das plantas. Uma das tradições é presentear a pessoa amada com bolachas de mel em formato de coração, que geralmente são decoradas com pássaros por conta do provérbio que diz: “São Valentino/Zdravko, o padroeiro da primavera, traz as chaves de raízes e os pássaros casam neste dia”. 

 Moçambique- Na celebração da união amorosa entre os casais é comum a troca de presentes, como flores, cartões e uma caixa com chocolate. 

África do sul -  Lupercalia, um antigo costume romano. As mulheres usam corações de tecido presos nas mangas, costuram o nome ou espetam um papel com o nome do seu amado nesses corações de feltro e os homens descobrem as suas admiradoras secretas ao olhar os nomes nas mangas. 

Angola - Existem casais que aproveitam a oportunidade para renovar os seus votos. Outros, trocam a afeição amorosa por presentes extremamente onerosos. A rosa vermelha, o presente comum e tradicional de um homem para a sua parceira, está cada vez mais a ser substituída por artigos de elevado valor. (por exemplo: jóias, smartphone, perfumes, carros e casas).

 

Bibliografia 

Velloso, Mariele. Dia dos Namorados na Europa: quando e como é comemorado? 14 de Fevereiro de 2021 . https://www.eurodicas.com.br/autor/mariele-velloso/ (acedido em 12 de Maio de 2022). 

ALL - Accor Live Limitless. Valentine's Day. 14 de fevereiro de 2022. https://all.accor.com/pt-br/brasil/magazine/one-hour-one-day-one-week/valentine-and-x27-s-day-o-que-e-tradicoes-e-origem-da-data-99668.shtml (acedido em 12 de maio de 2022). 

 Angie. (2021). Dia dos namorados ao redor do mundo: tradições e costumes. Obtido de Apure Guria: https://apureguria.com/planejando-a-sua-viagem/bucketlist/dia-dos-namorados-ao-redor-do-mundo 

 Kapapelo, D. (14 de Fevereiro de 2019). Angola celebra São Valentim. Obtido de Portal de Angola: https://www.portaldeangola.com/2019/02/14/angola-celebra-sao-valentim/ 

 CSS Moçambique. (13 de Fevereiro de 2019). Obtido de https://m.facebook.com/CSS.Mocambique/photos/diadosnamoradosno-dia-14-de-fevereiro-em-mo%C3%A7ambique-comemora-se-o-dia-dos-namora/815000865313080/ 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Escrito por: Mafalda e Letícia N.

Usamos cookies
Este Sítio utiliza cookies. Alguns são essenciais para o pleno funcionamento da mesma, outros ajudam a melhorar a experiência do utilizador. Pode decidir se quer permitir o uso de cookies. Tenha em conta que ao rejeitar, pode limitar as funcionalidades do Sítio.