Natal no Mundo - DACÁ o Natal
Trabalho realizado em Geografia, proposto pela professora: Rita Silva
O Natal na China
Dia 25 de Dezembro é um dia muito especial para os cristãos e ocidentais de todo o mundo, afinal… é Natal! Mas será que existe Natal na China?
O Natal é um feriado cristão comemorado anualmente no dia 25 de dezembro – para os cristãos ortodoxos, que seguiam o calendário juliano, o feriado cai no dia 7 de janeiro. Originalmente, a data celebrava o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno – no hemisfério norte –, porém, a celebração foi ressignificada pela Igreja Católica no século III, e, a partir daí, passou-se a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
A data é amplamente comemorada no Ocidente e é tradicionalmente santificada para os cristãos, porém, sua popularidade ganhou o mundo todo e hoje, embora não seja feriado em países não cristãos, o Natal está presente na rotina de pessoas em todo o globo. É nesse contexto que a China se encontra. O gigante asiático não é um país cristão e o número de cristãos batizados no país representa cerca de 1% da população.
Com a globalização e a maior interação entre as nações, o Natal foi inserindo-se na China através dos estrangeiros que vivem no país, do interesse dos chineses em aproximarem-se dos costumes ocidentais e do fomento ao comércio.
Os laços entre os países se estreitaram e as culturas foram influenciando umas às outras. O grande número de estrangeiros que vivem e trabalham na China foi essencial para que esta data fosse incorporada pelos chineses. Por isso, o Natal é principalmente presente nos grandes centros urbanos do país, como, por exemplo, Shanghai, Beijing, e Shenzhen.
Por esses fatores, a data é lembrada na China, não com um cunho religioso/cristãos, mas relaciona-se com a onda da globalização e do consumo. A festividade é utilizada como artifício para movimentar a economia chinesa e fomentar as vendas como um todo.
Mesmo não sendo feriado, se visitar as principais cidades do país nesta época, encontrará as cidades e os grandes estabelecimentos decorados, com luzes, árvores de Natal e outros enfeites típicos da comemoração. As crianças passeiam pelas ruas com gorros de Papai Noel e penduram meias na esperança de que “Du Che Lao Ren”, a versão chinesa do bom velhinho, visite-os e deixe presentes.
A data é significativa, como já dissemos, para a economia chinesa, pois a troca de presentes, as decorações e os alimentos típicos da ceia de Natal aumentam a atividade económica no país. O impacto económico do Natal vem crescendo nos últimos anos, não só na China, mas também em outras regiões não cristãs do mundo.
Então, pode-se dizer que a resposta para a pergunta “Existe Natal na China?” é sim, mas não da mesma forma que estamos acostumados aqui no Ocidente. O Natal na China vem ganhando cada vez mais presença, embora não possua o significado religioso que possui para os ocidentais. Mas caso visite o país nesta época, vai poder aproveitar o comércio e admirar a decoração nas grandes cidades.
E aí, sabia como o Natal na China é comemorado? Aos leitores um Feliz Natal, ou em chinês, Shèng Dàn Kuài Le!
Mas na ceia ou no almoço de Natal, seus pais trocavam o tradicional perú por carne de porco assada, frango e sopa no melhor estilo chinês. No final a ceia terá mais parecida com um banquete do Ano Novo Chinês do que um jantar de Natal.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-Novo_Chin%C3%AAs
O Natal no Brasil
O Brasil é um país predominantemente de católicos, seguido pelos evangélicos. Como somos de maioria cristãos, no Natal comemoramos o nascimento do menino Jesus e na maior parte dos lares dos brasileiros, alguns com mais luxo outros não, comemora-se o Natal como em qualquer país do mundo. No dia 24 de dezembro à noite servem a ceia de Natal, que não pode faltar o peru, o chester, a rabanada, tender e bolinhos de bacalhau (herança portuguesa).
As Tradições do Brasil no Natal
Outro costume do brasileiro no Natal é reunir a família para um grande almoço no dia seguinte com o que restou da noite anterior e acrescentando algumas coisinhas a mais. Tudo é motivo para a reunião em família e as crianças mostrarem para todos os brinquedos que ganharam do "bom velhinho". Na época de Natal várias empresas se reúnem em algum restaurante, bar, casa de eventos para troca de presentes e brincadeiras de amigo secreto. Isso acontece também entre amigos. Outra coisa muito comum no Brasil é montar árvores de Natal e presépios de vários tamanhos e modelos, em igrejas, parques e nas casas. No Brasil também é época de visitar abrigos de idoso, creches, orfanato e albergues para levar comida, brinquedos ou apenas dar um abraço a quem não tem familiares por perto. No Natal as pessoas ficam mais sensíveis a trabalhos voluntários. No Natal não só nos traz comidas deliciosas, cantigas natalícias, decoração festiva, como também um monte de histórias e contos que ajudam a explicar às crianças o que realmente representa o Natal. Este conto da 'Arvorezinha de Natal', por exemplo, trata dos valores e do espírito que envolvem esta quadra.
https://br.guiainfantil.com/materias/natalo-natal-brasileiro/
Artigo escrito por M e R.