No passado dia 27 de novembro, os alunos do clube FoQuetão, fizeram uma visita de estudo ao Centro de Química da Madeira de modo, a poderem participar na nova edição "A Química é Divertida ". Durante a visita houve a oportunidade de assistir e participar em demonstrações laboratoriais assim como visitas guiadas aos laboratórios de investigação do CQM.
O Clube FoQuetão deslocou-se no dia 23 de janeiro à Escola B1/PE do Lombo do Guiné para realizar uma observação diurna da Lua através de um telescópio, aproveitando a fase da lua que estava em quarto minguante.
O âmbito desta visita foi a exploração da temática do sistema solar nas idades de 4 a 5 anos.
No final da observação, o clube recebeu uma prenda e ainda comeram um delicioso bolo, decorado a rigor para a ocasião!
Integrado na VII semana EBSC a mexer, bem como na Semana Cultural: Madeira - Arca de tesouros, projeto atualmente a decorrer na da EB1/PE do Lombo do Atouguia, realizou-se no dia 3 de junho uma sessão de atividades experimentais coordenada pelo professor Marco Pereira.
Esta sessão, denominada Sentindo a Ciência, decorreu neste último estabelecimento de ensino e contou com a presença de um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos.
Esta atividade, além de divulgar o trabalho desenvolvido nesta vertente das ciências na EBSC, pretendeu despertar o gosto pela descoberta nos mais novos. Nesta faixa etária, as crianças estão naturalmente a desenvolver os mecanismos básicos para conhecer o mundo e que lhes permitem explorar a ciência no futuro, mecanismos esses conhecidos comummente como os cinco sentidos. Como tal, foi utilizada uma abordagem ativa, na qual as crianças puderam experimentar e exercitar quatro desses sentidos nomeadamente a audição, a visão, o olfato e o tato.
Amanhã receberemos na nossa escola, no Laboratório de Química, pavilhão 5, a turma do 4.º ano da EB1/PE do Lombo do Guiné.

O Clube FoQuetão na próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro de 2014, irá se deslocar à Escola B1/PE do Lombo do Guiné, pelas 9h, para realizar uma observação diurna da Lua através de um telescópio, aproveitando a fase da lua que estará em quarto minguante.
O âmbito desta visita é a exploração da temática do sistema solar nas idades de 4 a 5 anos.
Esta atividade estará dependente da nebulosidade para se conseguir observar a Lua.

